Olá pessoinhas !!
Como já comentei aqui, atualmente uma das minhas fontes de aprendizagem na dança é o grupo do Facebook, criado pela bailarina Kiania Lima (
Bailarina Kiania Lima ). Lá nós temos várias discussões saudáveis sobre "n" temas que fazem parte, direta ou indiretamente, do mundo da dança (Super recomendo!), então será natural que minhas publicações sejam relacionadas a elas, e que não haja necessariamente uma referência no post, mas sim uma citação do grupo.
Num post de Kiania debatemos um tema que realmente me fez parar e pensar...e pensar bastante.
Até que ponto algo é uma simples inspiração? Quando algo torna-se plágio?
Complicado falar ou escrever sobre isso ...
A definição de plágio, segundo o dicionário Aurélio é "Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem )." Logo, se você faz PARECIDO, não podemos dizer que é a mesma coisa, logo não é plágio.
Uma coisa que me marcou bastante no mesmo foi "PATENTEIE SUA IDEIA, ASSIM ELA SERÁ EXCLUSIVAMENTE SUA".
Meninas, por favor,não rola sair por ai dizendo que te copiaram ou copiaram fulana, pois, sinceramente, sem patente você não pode exigir direito autoral nenhum! Sem contar no "climão" que se cria... poxa vida, se estão aprimorando uma ideia que inicialmente era sua, é porque essa ideia era boa o suficiente para ser disseminada de vários ângulos diferentes, vários estilos diferentes.
Galerinha, sem neura! Façam o seguinte: junte tudo que há de melhor nas suas bailarinas-referência, bata num liquidificador e deixe-o num período de incubação (período que você estuda TUDO). Depois, saia dançando, com o seu toque. Pronto! Essa é uma das partes da construção de uma bailarina...
Beijos, até a próxima !!