Sobre a bailarina:

"Dançar é explorar sua mente; expressar através do corpo seus sentimentos. Então, dance! Se entregue ao som e deixe que sua alma se manifeste."

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sapatos na Dança do Ventre

Olá meninas!!

Esses dias estava dando uma estudadinha nos vídeos de algumas bailarinas de bares árabes e reparei numa coisa: 99,9% delas utilizam sapatos/sandálias de salto.
Confesso que me bateu um desespero... a primeira coisa que me veio a cabeça foi a questão da altura...  (usar o salto para ser mais "visível"). Gente, eu tenho 1,56m ! rs Imagina, se aquelas bailarinas de quase dois metros de altura usavam salto, eu precisaria dançar em cima de um banquinho rsrsrs
Parei para pesquisar um pouquinho e vi que a "Dança com Sapatos" não é baseada nessa linha de raciocínio...

A pioneira que introduziu o saltão na dança foi a bailarina egípcia Samya Gamal. 

Atualmente, as principais adeptas do acessório são as libanesas, que possuem uma alta influência europeia e americana em suas apresentações.

Acredita-se que uma dança desenvolvida por uma bailarina utilizando sapatos seja mais elegante, principalmente pelo fato de as solas dos pés não ficarem amostra. Pois é, quem nunca ficou louca da vida ao assistir um vídeo e se ver mostrando aquele pézinho encardido ... acontece até com a Lulu, minha gente ... 

Existem no mercado sapatos específicos para a Dança do Ventre. Portanto, não suba em cima de qualquer salto e saia girando por aí; pode ser muito perigoso. Procure um sapato de qualidade, de preferência com solado de sapatilha... eles são melhores.


Ano passado minha professora coreografou uma música para minha turma; teoricamente utilizaríamos sandálias, mas no último segundo nos reunimos e abortamos a missão. Estava muito difícil dançar em cima de um salto de, sei lá, quatro centímetros. Tentei treinar solos em casa depois do ocorrido, mas confesso que não me agradou muito. Como vocês já devem ter percebido faço o estilo "alegrinha", "espoleta", o salto acabou com isso, prendeu bastante meus movimentos. Assistindo os vídeos, achei tudo sem encanto... EU não sou adepta, mas acho necessário saber dançar com ele, pois um dia pode ser exigido de você. 

Ah, e sobre os barezinhos, conversei com a Kiania sobre isso... ela me explicou que, devido o alto fluxo de garçons e clientes no mesmo espaço que a bailarina ocupa, acontece muito de o chão estar sujo, quem sabe até com cacos de vidro, restos de comida que possam, acidentalmente, ter ido parar ali. Para evitar que o pé entre em contato com essas coisas que, rotineiramente, utiliza-se o truque do salto.







Um beijão :)

http://dancadoventrebellymaniacas.blogspot.com.br/2013/04/usar-ou-nao-sapato-eis-questao.html
http://i00.i.aliimg.com/wsphoto/v0/943083120/gift-dance-High-heeled-266-Latin-dance-shoes-female-Latin-shoes-female-Latin-dance-shoes-dance.jpg

2 comentários:

  1. Também prefiro dançar descalça me dá mais liberdade para fazer o que eu quiser sem correr o risco de torcer meu pé, mas o importante é ser feliz.

    ResponderExcluir
  2. Prefiro dançar descalça, porque me sinto mais livre para fazer qualquer coisa durante a dança, mas o importante é ser feliz, seja num salto ou com os pé a mostra. bjs

    ResponderExcluir