Sobre a bailarina:

"Dançar é explorar sua mente; expressar através do corpo seus sentimentos. Então, dance! Se entregue ao som e deixe que sua alma se manifeste."

terça-feira, 4 de junho de 2013

Véu - Mistério e Desenhos na Dança do Ventre.

E quem nunca ficou boquiaberto com a entrada de uma bailarina recheada de movimentos com véu? Ah, os desenhos, os giros, a leveza ...

Sua origem é ocidental; a dança foi complementada com este elemento através de bailarinas russas e aprimorado pelas norte-americanas, não sendo muito utilizado em países árabes.  Há tempos ganhou seu espaço, principalmente nas grandes entradas de músicas clássicas.

Em árabe é denominado Hijab, significa algo que separa duas coisas.

O trabalho de véus é em cima do seguinte lema " prolongamento do movimento de braços". Todo o "jogo de véus" precisa ser delicado e preciso ( se não tiver precisão ele provavelmente se enrolará em você, de um jeito terrível! ), o que exige muito treino!!

O tecido escolhido precisa ser leve; quando eu comecei a fazer aulas, utilizava musseline. Eis que um dia conheci a seda. Não a largo nunca mais! Depois de utilizá-la meus movimentos de braço se tornaram mais delicados também...
Existem vários ateliers de véus de seda, com vários tamanhos e cores... deixa a gente louquinha com tanta variedade! rs ... Vale a pena investir num material tão bom !!



É possível executar uma série infinitas de movimento com véu: turbilhões, oitos, asas de borboleta, giros de todos os tipos...  Pode-se criar sequências impactantes ( que são as minhas favoritas hehehe ), misteriosas, tranquilas ... aí é de acordo com o gosto do freguês! Existem outros tipos de véus, como o wings, e outros tipos de dança como a com o véu duplo e  a "Dança dos Sete Véus". Mas esses temas ficam para outro post, se não acaba a graça, né?


Beijãão!!!




http://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/06/09/o-veu-na-danca-do%C2%A0ventre/
http://www.centraldancadoventre.com.br/modalidades/50-danca-com-veu
http://www.suelishamsa.com/images/clip_image018.jpg
http://cadernosdedanca.files.wordpress.com/2010/10/veu-01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário